Pessoas com deficiência deveriam ficar em casa

"Pessoas com deficiência deveriam ficar apenas em casa. Parar de tentar ser como nós."

"Pessoas com deficiência deveriam ficar apenas em casa. Parar de tentarem ser como nós." Este é o duro recado que uma deficiente física carrega na parte de trás de sua cadeira de rodas. A mensagem que em um primeiro julgamento seria taxada como um dos exemplo da insensibilidade humana, se trata, na verdade, de uma campanha contra os estigmas ligados aos deficientes.

Graham Mulholland, diretor executivo do conselho de desenvolvimento para a pessoa com deficiência do estado da Pensilvânia e responsável pela campanha, explica:
A estratégia da campanha, mesmo em fase de planejamento, tem gerado muita divisão, desconforto e hesitação. É uma questão desconfortável de ser tratada, mas é preciso, a fim de iniciarmos uma mudança.

Uma pesquisa feita em 2012 chegou a conclusão de que, embora 79% das pessoas admitam haver um esteriótipo por trás de deficientes físicos e mentais, mais da metade - dos mesmos entrevistados - afirmam não serem coniventes com estes pensamentos. A ideia da campanha é tirar do subconsciente os preconceitos e fazer com que as pessoas enxergue-os, para que então possam ser desfeitos. Algo como tirar a sujeira debaixo do tapete.

A campanha chamada "Let's Thinking Again?" tem um perfil no Twitter, sinta-se a vontade para seguir-los. Abaixo segue algumas imagens da campanha (no Twitter tem mais):

"Eu estou feliz por meu filho não andar em ônibus pequeno"

"Contratar pessoas com deficiência é um enorme risco" / "Pessoas com deficiência deixam-me nervoso"

Me desculpe, essa não conseguir ler  :/

"Eu nunca poderia fazer o que pessoas  com deficiência fazem. Elas me inspiram."

"Pessoas com deficiência deveriam ficar em casa. Parar de tentar ser como nós."

O que acha de fazer algo parecido no Brasil, hmmm?

0 comentários: